Início > Principal > Governo de São Paulo recomenda aulas só após 17 de agosto

Governo de São Paulo recomenda aulas só após 17 de agosto

28 de julho de 2009

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu nesta terça-feira, 28 de julho, recomendar às escolas públicas e privadas que adiem o retorno das aulas para o próximo dia 17 de agosto. A medida tem como objetivo reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no Estado de São Paulo. A PULMÃO S.A. vem fazendo esta recomendação sobre o adiamento do retorno às aulas tanto para escolas quanto para Universidades.O propósito da medida é evitar a disseminação da doença, evitando possíveis surtos nas instituições. Hoje , em Curitiba- PR, a Faculdade de Medicina da PUCPR  reendossou também esta recomendação, suspendendo as atividades práticas dos seus alunos ,  tendo como base diretrizes do CDC de Atlanta- USA, que prevê a possibilidade de “picos de ocorrência de gripe A, após retorno das férias escolares.”
Em São Paulo, a recomendação é válida para todos os estabelecimentos de ensino, entre eles escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, além de universidades.
A decisão da Secretaria de Estado de Saúde de indicar a ampliação das férias escolares foi tomada depois de análise das recomendações e avaliações da OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito da propagação do vírus entre estudantes e de recorrentes relatos sobre o aumento expressivo do número de crianças e adolescentes atendidas nos pronto-socorros paulistas devido a problemas respiratórios.
A PULMÃO S.A também reafirma a orientação à população para que mantenham as medidas de higiene, como lavar as mãos com sabão, ou  na impossibilidade, utilizar álcool gel . Cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirar, com lenço de papel ou utilizando o próprio braço e não as mãos( Etiqueta da Tosse).

Quanto aos alunos dispensados é de fundamental importância que evitem circular em ambientes fechados com grande circulação de pessoas.

FONTES:

PULMÃO S.A.

CDC USA;

Governo do Estado de São Paulo.

%d blogueiros gostam disto: