Início > Principal > Nota técnica por MS – Tratamento: Gripe Suína e AIDS

Nota técnica por MS – Tratamento: Gripe Suína e AIDS

28 de julho de 2009

Influenza A
23/07/09

Recomendações para tratamento da nova gripe em pacientes com HIV/aids

O Departamento de DST e Aids divulga recomendações para o tratamento da gripe A em pacientes com HIV/aids. A indicação é que as pessoas com aids que apresentem sintomas de gripe procurem seu próprio médico ou o serviço de saúde mais próximo logo nas primeiras horas após o aparecimento dos sintomas. O tratamento para a influenza A (H1N1) deve ser iniciado até 48 horas a partir da data de início dos sintomas.

Pacientes imunossuprimidos, ou seja, com a imunidade baixa, são considerados grupo de risco para a infecção e complicações da Influenza A (H1N1). Pessoas com aids e com sintomas de gripe devem ter avaliação e monitoramento clínico constantes de seus próprios médicos. Eles ficarão responsáveis por indicar ou não o tratamento com o oseltamivir (Tamiflu®), além de adotar as demais medidas terapêuticas, inclusive a indicação do exame laboratorial.

O Departamento recomenda que os médicos avaliem individualmente a indicação do tratamento com o oseltamivir (Tamiflu®) em adultos e adolescentes infectados pelo HIV que apresentem síndrome gripal, com febre maior de 38ºC, acompanhada de tosse ou dor de garganta, independente da contagem de células CD4. O monitoramento clínico do paciente pelo seu médico deve ser contínuo.

Destaca-se ainda que não foram registrados eventos adversos entre adultos e adolescentes infectados pelo HIV recebendo oseltamivir (Tamiflu®). Não há também contra-indicações conhecidas para co-administração desse medicamento com os antirretrovirais.

Veja aqui o Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza A, elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Veja também a nota técnica do Departamento de DST e Aids sobre a Influenza

Nota técnica N° 192/09/UAT/DST-AIDS/SVS/MS

Fonte:

http://www.aids.gov.br/

%d blogueiros gostam disto: