Início > Principal > Tire suas dúvidas sobre a gripe suína/influenza A – 2

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína/influenza A – 2

3 de agosto de 2009

Há três meses a  PULMÃO S.A. tem aconselhado às empresas, e escolas em particular, para que tenham um plano de ação  pronto para seus funcionários e administrem treinamentos específicos.

Como as aulas estão interrompidas, publicamos algumas sugestões para as escolas,mas que também valem para as empresas:

  1. 1. Procurem difundir as medidas de prevenção para gripe para TODAS as equipes envolvidas:

a.Lavar bem as mãos com água e sabão.Realize pelo menos cinco movimentos repetidos em cada área da mão: dorso, palma, polegares,punhos, entre dedos -acessar vídeo sobre lavagem das mãos no  nosso site:   http://www.pulmaosa.com.br/

b.Na impossibilidade do uso de água e sabão use álcool gel ou álcool a 70 %.

c. Neste momento de interrupção das aulas: NÃO leve crianças ou adolescentes em lugares em que há aglomeração de pessoas. Quando retornar as aulas:NÃO leve crianças gripadas as aulas.

d.Etiqueta da tosse:Não utilize as mãos para tossir.Procure utilizar o braço ou cotovelo para proteger as outras pessoas.Ou use lenços de papel,papel toalha ou papel higiênico para tossir.Despreze o papel em lixo comum.Não utilize lenço de tecido ou pano.

e.Ensine as crianças a lavar as mãos e a tossir.

f. Evite  tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhe objetos de uso pessoal,como copos, talheres, toalhas, canudos, etc.

Imagem1 CDC

  1. 2. Em caso de sintomas de gripe, o que fazer ?

Os sintomas gripais são: febre alta( acima de 37,8ºC),de início súbito, mais: tosse, coriza, dor de cabeça, mialgia( dor muscular), artralgia (dor articular) e eventual diarréia.Em caso do aparecimento destes sintomas, se possível, chame um médico em casa, para evitar ir a locais de grande aglomeração e se expor.Quando não for possível, procure um médico no serviço de saúde mais próximo e se possível vá de máscara para proteger as demais pessoas, e  a si mesmo, pois você pode estar com gripe comum, já que não há distinção clínica entre a gripe comum e a nova gripe A/Influenza A.

Caso haja agravamento de sintomas procure um dos 68 hospitais de referência em todo país:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/hospitais_referencia_influenza_03_07_2009.pdf

3.Quais são os sinais de gravidade?

Alteração do nível de consciência, dispnéia (falta de ar), taquipnéia ( freqüência respiratória >25 movimentos respiratórios/minuto para adultos; >40/minuto em crianças de 1 a 5 anos e >50/minuto em crianças  com menos de 1 ano), saturação O2 < 90% , esforço respiratório (tiragem intercostal e/ou batimentos de asa de nariz) ,  hipotensão arterial (no adulto, PA diastólica < 60 mmHg e sistólica < 90 mmHg), cianose( ficar roxo pela falta de ar), vômitos incoercíveis, toxemia  e desidratação.

4.Quem pertence ao grupo de risco?

  • GESTANTES;
  • CRIANÇASCOM MENOS DE 5 ANOS;
  • IDOSOS ≥ de 60 ANOS,
  • PORTADORES DE DOENÇA PRÉVIA (DOENÇA PULMONAR, COMO ASMA, DPOC, CARDIOPATAS, PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA OU RENAL,IMUNOCOMPROMETIDOS,FALCIFORMES,DIABÉTICOS,EM TRATAMENTO PARA CÂNCER, PORTADORES DE HIPOTIROIDISMO, ETC.).
  • DIFICULDADE FAMILIAR EM MEDICAR E OBSERVAR O PACIENTE.
  • PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE APRESENTEM SINTOMAS COMPATÍVEIS COM GRIPE (SUSPEITOS) E QUE ESTEJAM NA “LINHA DE FRENTE” ATENDENDO PACIENTES COM QUADRO GRIPAL.

5.Por que as aulas foram adiadas?

Numa epidemia toda medida de prevenção é bem vinda. Quanto menos pessoas ficarem aglomeradas em ambientes fechados, menor será a circulação do vírus e diminuirá o número de pessoas contagiadas. Além disto, o tempo de incubação da doença (período inicial em que o vírus já está no hospedeiro,mas ainda não provoca doença ), é de um a cinco dias, e o de contágio( período em que se transmite a doença), se inicia um dia antes dos sintomas e se estende até sete dias após o inicio dos mesmos, no entanto, em crianças a transmissão pode se estender até 14 dias. Por isso a medida foi tomada e poderá ser postergada se a transmissão e o risco se perpetuarem.

6. E se um funcionário (a) ou professor (a) estiver gripado(a) ?

Este deverá ser dispensado por no mínimo sete dias, e ter acompanhamento médico.

Funcionários do grupo de risco e aqueles da linha de frente, como caixas de mercado, padarias, caixas e atendentes de bancos e lojas, devem trabalhar com uma máscara cirúrgica, que deve ser trocada de 2 em 2 horas, ou quando esta ficar húmida.

Funcionários de hospitais, de unidades de Saúde, e das linhas de frente que estiverem gestantes ou pertencerem ao grupo de risco devem ser deslocados para outros setores.

7. Eu tenho um resfriado ou uma gripe?

Há algumas diferenças entre estas doenças. As mais relevantes serão explicitadas aqui: As doenças são causadas por vírus diferentes. A gripe, como sabemos, é provocada pelo vírus influenza e o resfriado pelo rinovírus, adenovírus entre outros. A gripe provoca febre alta (maior que 37,8ºC), e o resfriado febre baixa (menor que 37,8ºC). Ambas podem cursar com dores musculares, perda de apetite, mal estar. Mas procure um médico, ele saberá orientá-lo (a), e diagnosticar de forma correta.

8. Se eu trabalho em ambientes fechados ou pego elevadores devo usar máscaras para proteger-me quando entrar neles?

Caso haja circulação de muitas pessoas em elevadores, é aconselhado que use máscara cirúrgica para proteção devendo observar as recomendações já citadas.

Em ambientes de maior risco de contaminação, deve-se utilizar máscaras do tipo cirúrgicas cobrindo a boca e o nariz, especialmente no atendimento direto ao público.

Com a utilização das máscaras fica proibido o uso de barba, brincos grandes, piercings ou qualquer objeto que impeça a vedação adequada da mesma;

Máscara cirúrgica

Máscara cirúrgica

ADENDO:

– Os respiradores N95 ou PFF2 só deverão ser utilizados nas situações onde possa haver formação de aerossóis, como entubação endotraqueal, aspiração traqueal, etc., devendo ser restrita aos profissionais de saúde.

– Nas atividades de trabalho, usar uniforme adequado, manter cabelos presos, não utilizar adornos principalmente anéis que podem dificultar o uso da máscara e também da higiene das mãos.

FONTES:

PULMÃO S.A.

CDC USA

%d blogueiros gostam disto: