Início > Principal > Você sabe o que é DPOC? Aprenda aqui no Pulmão: S.A.

Você sabe o que é DPOC? Aprenda aqui no Pulmão: S.A.

19 de agosto de 2009

DPOC é uma sigla que significa “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica”. É muito conhecida como bronquite crônica ou mesmo enfisema e sua principal causa é o tabagismo.

Atualmente, esta doença esta em quarto lugar no ranking de mortalidade nos EUA com aproximadamente 120.000 mortes ao ano sendo que se acredita que existam cerca de 12.000.000 de doentes neste mesmo país.

Seus principais sintomas são: tosse, falta de ar (dispnéia), infecções broncopulmonares de repetição, produção em maior volume de escarro e intolerância aos exercícios –  nos casos mais graves, os doentes acabam por ficar dependentes para realizaar mínimos esforços como pentear o cabelo ou mesmo escovar os dentes.

A doença se desenvolve em decorrência da destruição do tecido pulmonar que perde superfície de troca gasosa, ou seja, deixa de realizar sua principal tarefa que é justamente levar o oxigênio para o sangue e retirar dele o gás carbônico produzido pelo metabolismo celular.

Atualmente há diversos tratamentos para o DPOC, sendo, obviamente, o principal deles a suspensão imediata do tabagismo. Além disso, a fisioterapia respiratória (ou também “reabilitação pulmonar”), medicações broncodilatadoras, corticóides inalados (que atuam como anti-inflamatórios locais) e nos casos mais graves o suporte com oxigênio são as terapias mais comumente utilizadas.

No link terapia anti-tabágica , você poderá ler com mais detalhes sobre as principais terapias de combate ao tabagismo e, caso seja fumante, tomar a atitude mais saudável de sua vida: PARAR DE FUMAR!

%d blogueiros gostam disto: