Início > Principal > DPOC: Uso de Anticolinérgicos (informações técnicas)

DPOC: Uso de Anticolinérgicos (informações técnicas)

22 de agosto de 2009

O uso de anticolinérgicos no tratamento do DPOC é algo corriqueiro entre os médicos Pneumologistas. No Brasil temos dois deles que são o Brometo de Ipratrópio (curta duração) e o Tiotrópio (longa duração).

Em outubro de 2008, foi publicado no “The New England Journal of Medicine” estudo  controlado / duplo-cego quanto  ao uso do Tiotrópio que mostrou que esta medicação possui efeitos desejáveis na terapia do DPOC.

Tal relato envolveu 5993 pacientes divididos em 2 grupos (placebo x droga) em um período de observação de 4 anos. O perfil dos pacientes eram doentes com VEF1 e VEF1/CVF menores do que 70% após uso de broncodilatadores com idade média de 65+- 8 anos.

Os objetivos principais eram: avaliação da taxa de declínio do VEF1 antes e após o broncodilatador, mudanças no CVF, respostas no questionário do Hospital Saint George, exacerbações da doença e mortalidade.

Concluiu-se que não houve mudanças significativas no declínío do VEF1, porém as respostas ao questionário do Hospital Saint George foram mais favoráveis no grupo do Tiotrópio assim como houve redução do risco de exacerbações, hospitalizações e insuficiência respiratória.

Sendo assim,  houve melhora da função pulmonar nos pacientes que fizeram uso da droga, qualidade de vida e exacerbações .

Fonte: The New England Journal of Medicine / disponível para download

www.nejm.com 359;15

Categorias:Principal
%d blogueiros gostam disto: