Início > Principal > Vídeo sobre DPOC: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Vídeo sobre DPOC: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

28 de agosto de 2009

Temos uma  grande preocupação: esclarecer sobre os riscos que os tabagistas  estão correndo e contribuir para que através da educação, venha a percepção não apenas dos malefícios provocados pelo tabaco e seus derivados, mas evidenciar que é possivel abandonar o cigarro e evitar suas consequências, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica,  a DPOC. Deve-se lembrar que o melhor tratamento para o DPOC é PARAR DE FUMAR.

Há várias estratégias de tratamento para o DPOC, variando desde o Tratamento Medicamentoso,tomado como decisão, a partir dos critérios de Fargeström,passando pela abordagem psico-psiquiátrica.

Afim de Ilustrar o que acontece com os pulmões quando se fuma, e como se dá o desenvolvimemto da DPOC, colocamos abaixo um vídeo ilustrativo em inglês:

O Narrador do vídeo comenta:

“-Durante a respiração normal o ar passa através do nariz e ganha a traquéia. Emseguida, chega  a via aéreas inferiores e    na sequência aos bronquios menores.Os bronquios se dividem em bronquíolos e finalmente se abrem em uma estrutura em forma de pequenos sáculos, os alvéolos.Os avéolos constitem as estruras fundamentais dos pulmões, o local onde o oxigênio encontra os capilares sanguíneos e são transportados pelas hemáceas até os tecidos,tal qual o gás carbônico, num acontecimento inverso, difunde-se da hemácea para os alvéolos.Este fenômeno é chamado ventilação-perfusão.

Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica(DPOC),que constitui um grupo de duas doenças em que o fluxo aéreo tem sua saída dificulltada pela obstrução provocada pela BRONQUITE CRÔNICA, e sua capacidade de troca gasosa comprometida pela destrução dos alvéolos no que se convencionou chamar de ENFISEMA pulmonar.

Conforme o pulmão tem sua pressão interna aumentada, os alvéolos rompem-se formando coalescencias ou bolhas de ar aprisionado, oque caracteriza o ENFISEMA.

A BRONQUITE é a inflamação dos bronquios.A BRONQUITE CRÔNICA resulta das persistentes inflamações que limitam a luz bronquica(diâmetro bronquico), e diminui o fluxo aéreo.

DPOC é causado por :

TABACO;

ASMA

EXPOSIÇÂO A POLUENTES TANTO EM CASA COMO NOS AMBIENTES DE TRABALHO;

FATORES GENÉTICOS;

INFECÇÔES RESPIRATÓRIAS.

Veja também:

Vídeo sobre DPOC:DPO.. o que? – COPD Video: COPD… What?

Categorias:Principal Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
%d blogueiros gostam disto: