Início > Principal > Tuberculose

Tuberculose

1 de setembro de 2009

A Tuberculose, doença há muitos anos conhecida, ainda ocupa grande espaço nos consultórios dos clínicos gerais e pneumologistas de todo o país. O  Brasil, segundo a OMS, ocupa o 14° lugar entre os 23 países responsáveis por 80% de todos os casos desta doença no mundo. São cerca de 50.000.000 de infectados, 85.000 casos novos e 6500 mortes anualmente em nosso País.

Dentre todas as formas de manifestação da tuberculose, a pulmonar é a que chama mais atenção pelo seu grande números de sinais e sintomas: tosse, perda de peso, falta de ar, perda do apetite, desânimo e palidez cutânea. Lembramos que esta é uma doença dita sistêmica e que não são somente os pulmões que são acometidos, podendo, praticamente qualquer órgão do corpo sofrer com a presença do bacilo.

Várias são as formas de diagnóstico, sendo o principal deles a procura do bacilo no escarro dos doentes. Aliado a isso, as imagens obtidas através da radiografia de tórax são de grande auxílio diagnóstico.

A transmissão se dá através da respiração e familiares de pacientes com doença confirmada, mesmo que assintomáticos, devem ser rastreados quanto a infecção através de radiografia de tórax.

O tratamento é feito com antibióticos por no mínimo 6 meses e em caso de falha ou recidiva da doença, o esquema pode ser mudado ou até mesmo prolongado por até 9 meses. A eficácia, quando usado de maneira correta, chega a 98% segundo estatísticas do Ministério da Saúde.

A Pulmão: S.A. recomenda, baseado em dados da literatura, que todas as pessoas, independente de raça , idade, ou classe social, caso apresentem  sintomas compatíveis com os acima relatados procurem seu médico imediatamente para investigação e tratamento precoce levando-se em conta a prevalência desta doença em nosso país.

%d blogueiros gostam disto: