Início > Principal > Doença do Tabaco Verde

Doença do Tabaco Verde

15 de setembro de 2009

A Doença do Tabaco Verde / Bebedeira do Fumo ou seu equivalente em inglês “Green Tobacco Sickness” é na verdade uma intoxicação pela nicotina no momento da colheita do fumo. Seus principais  sintomas são: tontura, mal estar, cefaléia (dor de cabeça), enjôos, vômitos, tremores, visão turva e alteração de nível de consciência (agitação psico-motora).

Muita conhecida entre os plantadores de fumo, e infelizmente pouco notificada, agora esta vindo a tona devido a intessa campanha contra o tabagismo em todo o mundo e em especial nos países mais p0bres onde estão as plantações. Ela acontece no momento em que os agricultores sem os devidos equipamentos de proteção individual entram em contato com a planta e através da pele absorvem a nicotina das folhas. O período de intoxicação pode durar até 80 horas e pode se repetir a cada exposição.

Segundo matéria publicada no Jornal do Comércio em 30/07 (http://jcrs.uol.com.br/jc/site/noticia.php?codn=4347), o governo já está tomando medidas para que esta doença ocupacional seja notificada e tratada como todas as outras. Em Brasília, no início de Agosto, foi realizado um Seminário com duração de dois dias para a discussão do assunto.

Como grandes combatentes contra o tabagismo, nós da PULMÃO:S.A. gostaríamos mais uma vez de lembrar que também podemos ajudar nossos trabalhadores do campo a combater esta doença e é simples: VAMOS PARAR DE FUMAR! Cessando o tabagismo, estes mesmos trabalhadores deverão diversificar suas colheitas e não sofrerem com mais esta doença. Lembramos que o motivo pelo qual o plantio do fumo é prevalemte é justamente o fator econômico, pois a venda da colheita é garantida e consequentemente seus sustentos também.

Lembramos que neste momento esta começando na Assembléia Legislativa a votação da LEI ANTI-FUMO na cidade de Curitiba. Estamos torcendo !!!

%d blogueiros gostam disto: