Início > DPOC / COPD, Pare de Fumar / Quit, Principal > Eu tenho DPOC. E agora?

Eu tenho DPOC. E agora?

29 de outubro de 2009

MARATONA Dia do DPOC

Eu Tenho DPOC. E Agora?

A Palavra DPOC é uma abreviação de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Tal qual um guarda-chuva, a DPOC  abriga duas doenças bastante prevalentes que são:

  • Bronquite Cônica e
  • Enfisema pulmonar.

A principal causa do DPOC é o tabagismo. Por isso, não fume! E se você fuma, procure um médico. Ele saberá orientar um tratamento para otimizar a cessação tabágica.

Em se tratando de uma doença crônica, a DPOC  evolui de maneira lenta e progride vagarosamente ao longo dos anos. Por isso, o tabagista deve prestar a atenção a lista de sintomas abaixo. Afinal, episódios de bronquite aguda (Tosse purulenta, associado a dispnéia ou falta de ar e chiado no peito) num tabagista podem representar a primeira sinalização clínica da apresentação do DPOC- Uma Espirometria (exame que avalia a função pulmonar) deve ser realizada após o este episódio;

Caso você tenha mais de 40 anos e é fumante ou ex- tabagista, existe a recomendação com base na literatura médica para que realize um exame chamado Espirometria, caso responda SIM para uma das seguintes questões:

  1. Você tosse regularmente?
  2. Apresenta tosse produtiva (tosse com escarro)?
  3. Apresenta falta de ar ou dispnéia a esforços usuais do dia a dia, como subir escadas  ou andar mais de 6 minutos em superfície plana ?
  4. Você tem chiado no peito quando se exercita ou mesmo durante a noite?
  5. Você tem resfriados constantes e que persistem mais tempo que as outras pessoas?

Fig. 1: RX TÓRAX: DPOC

Caso tenha respondido SIM para qualquer das questões, converse com o seu médico. Você pode ser portador de DPOC.

Mas não se assuste! DPOC tem tratamento!

DPOC constitui a maior doença respiratória previnível e tratável.

Mas, DPOC é infelizmente subdiagnosticada, não só no Brasil, mas em todo o Mundo. A Radiografia de Tórax não é considerada um exame para o diagnóstico, apenas servem como sugestão( Fig1).

Como visto acima, o exame responsável pelo diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a Espirometria (Fig 2).

O Papel da PULMÃO S.A. é  fornecer informação atualizada para que os pacientes com esta condição receba um ótimo tratamento com base em evidências científicas.

Fig 2: ESPIROMETRIA: Diagnóstico para a DPOC

Contribuir para esclarecer a sociedade para que este fato deixe de ser um entrave para o tratamento da doença e resguardar o PULMÃO, a sua verdadeira atmosfera é o foco principal da PULMAO S.A.

Fontes:

PULMÃO S.A. – Sua Atmosfera, Sua Vida! ®

SBPT- Sociedade Brasileira de Pneumologia

ACCP- American College of Chest Physicians

ERS- European Respiratory Society

%d blogueiros gostam disto: