Início > Pare de Fumar / Quit, Principal > Lei Antifumo para Carros: Um Bem para Adultos e Crianças!

Lei Antifumo para Carros: Um Bem para Adultos e Crianças!

25 de julho de 2011

 

Carro Livre de Fumo Protege Crianças

Lei Antifumo para Carros: Um Bem para Adultos e Crianças!

O problema do tabagismo passivo (poluição tabágica ambiental – PTA):

Definido como “a exposição involuntária de pessoas não-fumantes às substâncias produzidas pela combustão do tabaco em ambientes fechados…”

Estatísticas mostram ser esta a terceira causa de morte evitável nos países desenvolvidos, ficando apenas atrás do tabagismo ativo e do alcoolismo”. Dados da OMS evidenciam que cerca de 700.000.000 de crianças estão expostas em suas casas ou seja 1 em cada 2 crianças são vítimas deste mal. Além do risco do desenvolvimento de qualquer doença respiratória assim como a piora dos seus respectivos sintomas pode haver piora do desempenho escolar, distúrbios cognitivos e comportamentais e consequente aumento  do risco de doenças cardiovasculares na idade adulta.

Segundo o Consultor Medico da PULMAOSA, O Dr. Marcos Nascimento: “As evidências disponíveis sobre os efeitos nocivos a saúde do tabagismo ativo e pela exposição a PTA são a base científica para a implementação das políticas aprovadas na Convenção-Quadro para o controle do Tabaco, como por exemplo, as políticas para garantir os ambientes livres de tabaco.” Por isso há  a necessidade de aprovação do projeto lei 315 para ambientes livres de tabaco, assim como a proposição de uma lei para carros livres de tabaco, sobretudo quando houver crianças a bordo, complementa o Dr. Nascimento.

“Os custos sociais e econômicos para tratar as doenças relacionadas ao tabaco são incomensuráveis. Segundo a Sociedade Americana de Atuárias dos EUA (2005), o custo com cuidados médicos e com a morbimortalidade decorrente da exposição a PTA é de cerca de 10 bilhoes de dólares anuais, sendo a metade por custos indiretos, tais como absenteísmo e invalidez.

COPA DE 2014 & BRASIL LIVRE DE FUMO

O Brasil sediará  eventos de porte mundial nos próximos anos como a copa do mundo de futebol FIFA de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Uma proposição é criar uma estrutura 100% livre de fumo não apenas nos espaços internos de estádios, centro de imprensa e Hotéis, mas proporcionar tratamento para os voluntários e os trabalhadores regulares destas instituições, podendo a SBPT ou SOPTERJ iniciar juntamente com as demais regionais, um movimento para a COPA  e a Olimpíadas 100% Livre de fumo, assim como conclamar as autoridades municipais/ Estaduais e Federais a adotarem uma campanha pela proteção da atmosfera pulmonar das gerações de crianças do presente e futuro adotando lei para carros 100% livres de fumo.

Quanto você fuma passivamente:

Local

Permanência

Número de Cigarros

Bar

2 horas

4

Restaurante (área para não fumantes)

2 horas

1 + ½

Escritório (livre)

8 horas

6

Presença de alguém fumando 1 maço ao dia

24 horas

3

Carro (janelas fechadas)

1 hora

3

Fonte: James h. Price, PhD, MPH – University of Toledo

 Veja como o Fumo passivo afeta a saúde  das crianças:

  • Respirar o fumo passivo é prejudicial à saúde da criança, podendo desencadear varias doenças como a asma brônquica, a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI),  e aumenta os riscos de bronquite aguda, pneumonia e otite.
  • Aumenta a chance e os episódios de crises de asma brônquica;
  • O desenvolvimento dos pulmões das crianças pode ser severamente afetado pela exposição ao fumo passivo por vários motivos, incluindo que as crianças ainda estão se desenvolvendo fisicamente, têm maior taxas de frequência  respiratória que os adultos, e têm pouco controle sobre seus ambientes fechados;
  • Crianças que receberam altas doses de fumo passivo, como aquelas com mães  que fumam em ambientes fechados como no interior de carros e casas, correm o maior risco de efeitos prejudiciais à saúde;
  • As crianças são mais expostas ao Tabagismo Terciario.  Junte-se a milhões de pessoas que estão protegendo suas crianças do fumo passivo:     A @PulmaoSA convida a todos para divulgar a campanha para carros Livre de Fumo!

 

Exija do seu representante no Congresso Nacional uma lei para Carros Livres de fumo: Sobretudo quando há crianças a bordo!

Seja Você também um herói para uma criança, resguardando o seu ambiente e mantendo seu carro livre de fumo!

 Escreva ou Ligue para o seu representante no Congresso Nacional!

 Ligue para o Senado Federal em chamada grátis para o Alô Senado: 0800 61 2212

Ou escreva um e-mail para os Senadores do seu Estado solicitando um Projeto de Lei para carros Livre de fumo:   E- mail dos Senadores

Afinal o Fumo tanto ativo quanto passivo são mortais!

Fontes:

PulmaoSA Sua Atmosfera, Sua Vida! ®

SBPT- Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

INCa- Instituto Nacional do Câncer – Brasil.

OMS- Organização Mundial de Saúde

CDC – Center For Diseases Control –USA

%d blogueiros gostam disto: