Início > DR./MD., Principal > Caso de Pneumonia por Anthrax nos USA

Caso de Pneumonia por Anthrax nos USA

4 de setembro de 2011

Bacilo Anthrax

Caso Raro de Pneumonia por Anthrax nos USA

(PULMAOSANEWS) Orlando, FL –  O Centro de Controle e Doenças (CDC) dos Estados Unidos comunicou a existência de um caso de pneumonia por Antraz, em um paciente de 61 anos proveniente de St. Petersburg, Flórida, em viagem de férias pelos Estados de Wyoming, Montana e pelas Dakotas, ocorrido em 3 de agosto de 2011.

Bacilo Antraz/ Anthrax ou Carbúnculo

Trata-se de uma toxiinfecção aguda, causada por um bacilo gram positivo, de ocorrencia mundial, o Bacillus anthracis, que em geral ataca a pele e raramente a nasofaringe, as vias respiratórias inferiores, ou o mediastino e o intestino.

Anthrax na pele

Forma Cutânea

 A forma cutânea é a mais comum e se manifesta inicialmente por prurido na pele exposta ao agente seguido do aparecimento de lesões confluentes: pápulas, pústulas, vesículas e úlceras indolores que em dois a seis dias podem transformar-se em escaras enegrecidas.Os locais mais frequentes da infecção são cabeça e mãos. Quando não tratada dissemina-se para os linfonodos regionais e para a corrente sanguinea, e pode ocorrer septicemia. A letalidade da forma cutânea sem tratamento pode atingir 5 a 20%.

Forma Inalatória

Segundo o consultor médico da PULMAOSA, o Dr. Marcos Nascimento, a forma respiratória como apresentada pelo paciente é rarissima, e frequentemente letal.( variando as taxas de mortalidade de 45%, como nos casos dos atentados em 2001 nos Estados unidos, até 80%, como descritos em surto na Russia em 1979).

Os sintomas iniciais são inespecíficos e assemelham-se a uma infecção das vias respiratórias superiors (IVAS). Pode entretanto evoluir rapidamente para insuficiência respiratória, com sinais radiológicos de envolvimento de linfonodos mediastinais (alargamento do mediastino), associado a febre, choque e eminente chance de morte. O Bacilo pode permanecer em sua forma vegetativa no solo, de onde deve ter sido aspirado pelo paciente em questão, em um intervalo entre 24h a uma semana que é o período de incubação deste germe, complementa o Dr. Nascimento.

Forma Intestinal

A variante intestinal, adquirida por ingestão de carne de herbivoros contaminada, é rara e mais difícil de ser identificada, exceto quando existe vincula epidemiológico. Caracteriza-se por mal-estar abdominal, vômitos, febre, que evolui para diarréia sanguinolenta, abdome agudo, sinais de septicemia e morte.

Ciclo do Anthrax - Carbunculo

Epidemiologia

 O homem é um hospedeiro acidental e a incidência é muito baixa e geralmente esporádica em quase todo o mundo. É preciso lembrar que é um risco ocupacional de trabalhadores que manipulam herbívoros e seus produtos.  casos registrados na América do Sul e Central, Ásia e África. Em 2001, logo apos o atentado contra o World Trade Center ocorreram casos nos Estados Unidos da América que foram imputados a guerra biológica.

DIAGNÓSTICO:

 Suspeita clínico-epidemiológica ;

Laboratorio: 1. isolamento do Bacillus anthracis no sangue, lesões, secreções, ou tecidos (histopatologia);

2. E por dosagem de anticorpos no sangue pela técnica de imunofluorescência.

TRATAMENTO

O paciente em questão fora tratado inicialmente com cobertura de antibiótico para pneumonia comunitária, necessitando de internação ( ≥ 2 critérios de CURB). Mas como conseguiram isolar o Bacillus Anthracis, fora tratado com uma combinação de Ciprofloxacina associada a Imunoglobulina anti- Anthrax  ( anti- corpo produzido a partir do soro de pessoas vacinadas para o Anthrax destinado a combater a toxina do bacilo.

O CDC recomenda o uso de Ciprofloxacina, dado a resistência associada a B-lactameros como cefalosporinas e Amoxicilina, encontrado tanto em bacilos proveniente do solo quanto nos casos registrados por atentados em 2001.

A duração do tratamento com ciprofloxacina deve ser por 60 dias.

FONTES:

 PULMAOSANEWS- Pulmão S/A: Sua Atmosfera, Sua Vida! ®

CDC -Centers for Diseases Control USA

Brasil, Ministério da Saúde

%d blogueiros gostam disto: