Início > Pare de Fumar / Quit, Principal > #Tabagismo é o vilão das Doenças Não Transmissíveis

#Tabagismo é o vilão das Doenças Não Transmissíveis

16 de setembro de 2011

Tabagismo lidera as DNTs e causa 15.000 mortes por dia

Educação é a chave para Doenças Não Transmissíveis

Na próxima semana, em Nova York junto a Assembléia das Nações Unidas em 19-20 de setembro, haverá  uma reunião com os seus 193 Estados membros para discutir a respeito das Doenças Não Transmissíveis.

O encontro terá seu foco nas 4 maiores DNTs : Doenças respiratórias crônicas (DPOC, Asma,etc); Câncer,  Diabetes e doenças cárdio –vasculares – Uma vez que a OMS preconiza que estas serão as causas lideres em mortalidade em 2030.

Tabagismo e DNTs:

O tabagismo provoca ao menos 52 doenças e  encontra-se no Top da gênese de pelo menos 3 destas maiores DNTs, sendo portanto o seu grande vilão. Portanto, as estratégias para o controle do tabagismo precisam ultrapassar a mera questão do tratamento. Em termos didáticos podemos explicitar a importância do tabagismo através da seguinte formula matemática:

Tabagismo = DPOC + plus

Em outras palavras, tabagismo é um gerador de Doença Pulmonar, Oncologica e Cardíaca + Pediatrica.

Assim sendo,  segundo o Dr. Marcos Nascimento, Editor Médico da PULMAOSA, “a estratégia de enfrentamento do tabagismo precisa sem dúvida alguma passar pela educação de todos os envolvidos nesta questão: Os médicos e profissionais de saúde, o publico em geral e também os politicos e os gestores de saúde publica e privada.”

Uma forma por exemplo seria falar a linguagem das crianças através do uso de games e Apps, como sugerido com a historia infantil “Zoo Logico?” que poderia ser facilmente adaptada para um Aplicativo de uso em celulares e servir como ferramenta para a educação de crianças e seus pais através de Escolas em todo o mundo.

Veja o Video Oficial da OMS em espanhol da sobre as DNTs:

 Participe você também no controle do tabagismo:

 Encaminhe  um “Bat Sinal”  fazendo uma solicitação ao seu  representante na ONU  para que o seu país cumpra com as normas de controle do tabaco sugeridas pela Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional que visa salvaguardar a sua vida. E garanta um 2030 melhor para todos nós!

 

Representante do Brasil na ONU:
Maria Luiza Ribeiro Viotti  Email: delbrasonu@delbrasonu.org

Representante de Portugal na ONU

José Filipe Moraes Cabral Email:portugal@un.int

Representantes de outros países na ONU

FONTE:

PULMAOSANEWS – Pulmão S.A. – Sua Atmosfera, Sua Vida! ®

%d blogueiros gostam disto: