Início > Pare de Fumar / Quit, Principal > Mais 1 derrota para o #tabaco. Quantas mais? Ex @presidente_lula está com #câncer de #laringe

Mais 1 derrota para o #tabaco. Quantas mais? Ex @presidente_lula está com #câncer de #laringe

29 de outubro de 2011

"Lula diagnosticado com Câncer de Laringe"

Câncer de Laringe

Mais uma derrota para o tabaco. Quantas mais? Ex @presidente_lula está com câncer de laringe

(PULMAOSANEWS) O ex-presidente do Brasil Lula recebeu o diagnóstico, neste sábado 29/10/2011, de um tumor na laringe e será submetido a quimioterapia nos próximos dias.

Câncer de Laringe

O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais).

Link com o Tabagismo

Há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar, com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe. Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Tratamento do Câncer de Laringe

Há 3 modalidades de tratamento:
Cirurgia (laringectomia);
Quimioterapia (Tratamento de escolha para o Ex- presidente);
Radioterapia.
De acordo com a localização e estágio do câncer, ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia, havendo uma série de procedimentos cirúrgicos disponíveis de acordo com as características do caso e do paciente.

Em alguns casos, com o intuito de preservar a voz, a radioterapia pode ser selecionada primeiro, deixando a cirurgia para o resgate quando a radioterapia não for suficiente para controlar o tumor. A associação da quimio e radioterapia é utilizada em protocolos de preservação de órgãos, desenvolvidos para tumores mais avançados.

LULA

O ex-presidente queixava-se de dor na garganta e apresentava rouquidão, sintomas de alerta tanto para o cancer de laringe quanto para o cancer de pulmão, e que provavelmente indica uma localização supra glótica. Lula foi submentido, neste sábado, a uma biópsia da lesão tumoral encontrada em sua laringe. Identificado em estágio inicial, o tumor tem entre 2 e 3 centímetros e é considerado de tamanho médio. Lula passará por três ciclos de quimioterapia, começando o primeiro na segunda-feira, 31. Os ciclos ocorrerão em intervalos de 20 dias. O tratamento deve durar três mêses.

“A escolha da quimioterapia, entretanto pode ser uma pista de que o estadiamento do tumor do ex- presidente possa estar avançado,” esclarece o Editor médico da PULMAOSA, o Dr. Marcos Nascimento.

@PulmaoSA sinceramente deseja uma rápida recuperação para o ex-presidente Lula. Força Lula!

"Cigarro é um Risco de Vida"

Fumo oferece Risco a sua Vida!

ALERTA!
@PulmaoSA alerta que qualquer forma de tabaco (cigarros/ charutos), é potencialmente mortal.

Por favor, não fume para a segurança da sua família. Se você está fumando, procure um pneumologista. Ele irá ajudá-lo(a) a parar de fumar!

Espalhe por aí:

Halloween no Congresso Nacional?

Marketing da Indústria Tabagista

FONTES:

PULMAOSANEWS

INCA – Instituto Nacional de Câncer- Brasil

%d blogueiros gostam disto: