Gestante? Parabéns!

GESTANTE?PARABÉNS!

Primeiro por estar gestante, e segundo por ter a iniciativa de querer parar de fumar!
Ninguém discorda que atravessar uma rua de olhos vendados é muito perigoso.Fumar na gestação é como se você estivesse atravessando a rua com os olhos vendados e de mão dada com seu filho.Retire a venda de seus olhos:Pare de fumar!Fumar durante a gravidez causa sérios problemas de saúde para a mãe e seu bebê.
VOCÊ PODE PARAR! MAS PARA ISSO PRECISA DAR DOIS PASSOS: QUERER PARAR E PROCURAR AJUDA. Interromper o hábito antes de se tornar gestante é a melhor estratégia. Mas, pare, mesmo já com a gestação em andamento. Nunca é tarde para parar de fumar,nunca é tarde para proteger a saúde do seu filho.
VOCÊ PODE PARAR DE FUMAR!
O simples fato de ser gestante a coloca em situação especial.Gestantes que não fumam também podem colocar sua saúde em risco, e a de seu filho, se por exemplo, estiver exposta ao fumo passivo,pois aumenta a chance de terem filhos com baixo peso ao nascer além de estarem mais suscetíveis a abortos.

Já para as gestantes que fumam além dos riscos acima, há uma propensão maior para a SMSL-Síndrome de Morte Súbita do Lactente.Tanto por exposição ativa,como passiva,os bebês são colocados em risco para outras doenças como má formação do palato(céu da boca), asma e bronquiolite.
BAIXO PESO AO NASCER
Baixo peso ao nascer é a maior causa mundial de mortalidade e morbidade infantil.As evidências científicas apontam para uma melhora no ganho de peso da criança,quando a gestante para de fumar ou para de conviver com o tabagismo passivo.Por isto,vale a pena parar.A interrupção do hábito tabágico em gestantes resulta em reais benefícios para a saúde da mãe, do bebê e da sua família.
POR QUE PARAR?
BENEFÍCIOS PARA O SEU FILHO:

– DIMINUI RISCO DE SEU BEBÊ NASCER ANTES DO TEMPO;

– MINORA A POSSIBILIDADE DELE NASCER COM BAIXO PESO;

– DIMINUI O RISCO DE DOENÇAS DO SEU FILHO.

BENEFÍCIOS PARA A MÃE:

-DIMINUI O SEU RISCO DE ADOECER;
-MELHORA A SUA FUNÇÃO PULMONAR;
-MELHORA A SUA FUNÇÃO CARDÍACA;
-DIMINUI O RISCO DE ABORTO;
ECONOMIA REAL DE RECURSOS FINANCEIROS.

FONTE:
1.PULMÃO S.A. http://www.pulmaosa.com.br
1. World No Tobacco Day 2001, Second-hand smoke kills. Let’s clear the air;
2.Bull J, Mulvihill C, Quigley R. Prevention of low birth weight: assessing the effectiveness of smoking cessation and nutritional interventions: evidence briefing, 2003